A blefaroplastia ou cirurgia de pálpebras é realizada com o objetivo de remover o excesso de pele, bolsas de gordura e parte das rugas dessa região, deixando a pele mais saudável. Esse é o procedimento de maior potencial de rejuvenescimento na região dos olhos, retirando o aspecto triste e cansado. A cirurgia pode ser realizada isoladamente ou associada a outros procedimentos de rejuvenescimento facial.
As incisões são posicionadas para que fiquem na dobra de pele da pálpebra superior (sulco palpebral superior) e logo abaixo dos cílios, na pálpebra inferior, portanto, praticamente imperceptíveis. As cicatrizes, na grande maioria dos casos, são de excelente qualidade. Porém, quelóides e cicatrizes inestéticas podem ocorrer mesmo com a técnica cirúrgica adequada.
Normalmente, o procedimento é realizado com anestesia local, anestesia local e sedação ou geral.
A maioria dos pacientes apresenta edema (“inchaço”) e equimose (“roxos”) nos primeiros dias após o procedimento, com pouca ou nenhuma dor, variável de paciente para paciente. Algumas das alterações que acometem as pálpebras (olheiras, edema, alterações da pigmentação) não podem ser tratadas com a blefaroplastia. Para essas alterações, existem outros procedimentos como laser, peelings, preenchimentos e medicações tópicas, dependendo da avaliação de cada caso.
No período pós-operatório é importante seguir alguns cuidados, como compressas geladas, principalmente nas primeiras 72 horas do procedimento. A idade para a realização da cirurgia é variável de acordo com as características de cada um, podendo algumas pacientes serem submetidas ao procedimento antes dos 40 anos. Lembrando que a cauda da sobrancelha apresenta uma queda na maioria das pacientes com o passar dos anos, é importante avaliar com seu cirurgião plástico se o procedimento indicado seria somente uma blefaroplastia ou uma elevação de supercílios aliada à blefaroplastia. Isso evita que após a cirurgia de pálpebra, as sobrancelhas continuem mal posicionadas.
Sempre importante, no pós-cirúrgico, usar óculos escuros para evitar exposição à luz. Os pontos podem ser retirados entre 3 e 7 dias após o procedimento.
"Tenho 51 anos e desde a primeira gravidez vinha sofrendo de um problema que a maioria das mulheres tem: a flacidez abdominal e meu sonho era corrigir. Foi quando um…